quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

O COORDENADOR PEDAGÓGICO ENQUANTO ARTICULADOR DO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM


APRESENTAÇÃO

Compreende-se ser de fundamental importância o trabalho desse profissional no âmbito escolar, aonde desde muitos anos vem sendo o principal parceiro do professor, no que concerne às atividades diárias na construção de conhecimento.
Sendo assim, não existe uma receita pronta para trabalhar com as demandas que surgem no processo de ensino onde esse profissional atua mais ele deve primar por uma proposta de trabalho centrada na ação-reflexão-ação, que visa contribuir para formação de práticas pedagógicas que tenham alternativas de atividades voltadas para o processo de formação e conhecimento das experiências pedagógica dos professores, que por sua vez se refletirá no processo de aprendizagem dos alunos. Dessa forma, o princípio da construção coletiva se dá por meio do conhecimento e da experiência pedagógica dos professores; numa metodologia de trabalho que possibilite aos professores e aos coordenadores atuarem como protagonistas, sujeitos ativos no processo de identificação, análise e reflexão dos problemas existentes na instituição e na elaboração de novas propostas para sua superação.
Nessa proposta metodológica de ação-reflexão-ação podemos identificar 3 grandes importantes etapas: compreensão da realidade da escola;
fazer uma análise cuidadosa dos problemas visando para compreender a realidade escolar; elaboração e suscitação de situações pedagógicas com encaminhamentos para a superação dos problemas verificados.
Por esta razão, referidos etapas se tornam significativas para que o trabalho do coordenador pedagógico seja realizado com sucesso, já que envolvem a leitura de uma totalidade que prima pela contextualização dos envolvidos no trabalho de ensino e aprendizagem. Deve ainda ser levado em conta as condições em que este se processa, bem como as devidas delimitações da função, mas ao mesmo tempo, todas as contribuições que este profissional realiza no cotidiano escolar.
Entende-se que a coordenação pedagógica na condição de apoio permanente e continuada ao trabalho docente, apresenta algumas atribuições,  que podem ser destacadas em quatro dimensões. Segundo Piletti (1998, p. 125) referidas dimensões são as seguintes:
1) acompanhar o professor em suas atividades de planejamento, docência e avaliação;
2) fornecer subsídios que permitam aos professores atualizarem-se e aperfeiçoarem-se constantemente em relação ao exercício profissional;
3) promover reuniões, discussões e debates com a população escolar e a comunidade no sentido de melhorar sempre mais o processo educativo;
4) estimular os professores a desenvolverem com entusiasmo suas atividades,
procurando auxiliá-los na prevenção e na solução dos problemas que aparecem.
Buscando contribuir para a melhoria da qualidade do ensino e da aprendizagem, esse profissional desempenha papel relevante para a transformação e construção do conhecimento. Cabe ao coordenador pedagógico, uma ação teórico-reflexiva no sentido de contribuir para a eficácia e significação do processo pedagógico.

OBJETIVO GERAL

Interagir com a comunidade escolar e professores, buscando contribuir para o crescimento tanto profissional do educador, quanto educativo, visando a melhoria no processo de ensino e aprendizagem.

Objetivos específicos

- estimular os professores na sua prática pedagógica;
- criar vínculos de parceria entre a família e escola;
- contribuir com estudos e pesquisas visando o crescimento do educador e a melhoria na aprendizagem escolar.

ATRIBUIÇÕES DO COORDENADOR PEDAGÓGICO

Apresentamos abaixo as atribuições do Coordenador Pedagógico na escola:
• Coordenar, juntamente com a direção, a elaboração e responsabilizar-se pela divulgação e execução da Proposta Pedagógica da escola, articulando essa elaboração de forma participativa e cooperativa;
• Organizar e apoiar principalmente as ações pedagógicas, propiciando sua efetividade;
• Estabelecer uma parceria com a direção da escola, que favoreça a criação de vínculos de respeito e de trocas no trabalho educativo;
• Acompanhar e avaliar o processo de ensino e de aprendizagem e contribuir positivamente para a busca de soluções para os problemas de aprendizagens identificados;
• Coordenar o planejamento e a execução das ações pedagógicas na escola;
• Atuar de maneira integrada e integradora junto à direção e à equipe pedagógica da escola para a melhoria do processo de ensino-aprendizagem;
• Coordenar e acompanhar os horários de Atividade Complementar (AC), promovendo oportunidades de discussão e proposição de inovações pedagógicas, assim como a produção de materiais didático-pedagógicos na escola, na perspectiva de uma efetiva formação continuada;
• Avaliar as práticas planejadas, discutindo com os envolvidos e sugerindo inovações;
• Acompanhar o desempenho acadêmico dos alunos, através de registros por bimestre, orientando os docentes para a criação de propostas diferenciadas e direcionadas aos que tiveram desempenho insuficiente;
• Estabelecer metas a serem atingidas em função das demandas explicitadas no trabalho dos professores;
• Promover um clima escolar favorável à aprendizagem e ao ensino, a partir do entrosamento entre os membros da comunidade escolar e da qualidade das relações interpessoais.

METAS

- proporcionar momentos de estudos e reflexões, desenvolvendo nos professores o crescimento enquanto profissional.
- promover um ele de intercâmbio que proporcione o estudo entre os professores.
- estabelecer uma proposta pedagógica voltada para a aprendizagem do aluno, enquanto ator no processo de ensino e aprendizagem.
- realizar um plantão pedagógico junto aos professores, para levantamento de situações que possam afetar a aprendizagem escolar e os devidos encaminhamentos visando solucionar dos referidos itens observados.
- fornecer subsídios voltados para proporcionar melhoria na prática pedagógica dos professores.

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