quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

FAZENDO UM BALANÇO DAS NOSSAS AÇÕES

Iniciando a nossa conversa gostaria de destacar dois pontos importantes, relacionados às nossas perspectivas que podem e são  geradas no ano que  estamos concluindo momentos esses de discussões de reflexões que são necessária para  termos a certeza de um dever cumprido,pensando nisso  coloco  algumas indagações básicas para refletirmos.
Você já parou para pensar e analisar o ano que estamos concluindo? O que foi realizado e o que falta realizar? De que forma contribui par o crescimento dos meus alunos? Diante dessas indagações, cada um perceba a necessidade de fazer uma auto avaliação para chegar ao objetivo alcançado de agente transformador do processo de ensino/aprendizagem que precisa ser discutido, analisado e necessário de uma reflexão baseado num  trabalho responsável autônomo, onde nós educadores precisamos sentir capaz mudar  a maneira tanto de ver como agir na missão de educar. Pois, trata-se de uma proposta de mudança que é à base das nossas transformações educativas. Percebe-se também, que se trata de uma etapa final onde devemos fazer um balanço geral do projeto anual, plano de ação traçados, objetivos alcançados e outros.
È um momento que cabe aos profissionais vivenciá-lo de forma consciente do trabalho realizado, diante da sua importância e do compromisso e de um trabalho permanente e sistematizado. Considerando que as práticas pedagógicas, devem ser uma ação coletiva capaz de produzir frutos e que, além de mediadores o educador seja também agente do processo, adotando como prática, atividades lúdicas e motivadoras. As aulas deverão ser dinâmicas, com uma recuperação paralela de acordo com as dificuldades, adotando ainda ações metodológicas que levem o aluno a construir novos saberes  a partir do conhecimento prévio...
Considera-se esse momento muito rico de aprendizado, pois leva-nos a uma reflexão e autoavaliação do trabalho proposto. O que foi realizado e o que ainda falta realizar? O que ainda pode ser feito para melhorar o desempenho dos alunos a partir  de uma ação mediadora? São muitos, os desafios que encontramos! Mas, é necessário também, adotar a  autocrítica como postura diante do trabalho do educador.
cabe a cada educador ser um colaborador  de uma educação voltada para o crescimento e construção de um saber inovador. Por essa razão, a prática educativa deve ser uma luta ética, visando o crescimento de todos.
Segundo Mello (s/d) citando o filósofo Chinês, Lao Tzu,

"a melhor maneira de fazer é ser"’. Em educação, essa é uma das maneiras de ganhar a vida agregando valores na mente e no coração das outras pessoas. Mas, é preciso ser para fazer direito”, só quem é conhecedor da realidade e acredita no potencial transformador do conhecimento faz aprender. Só quem é cidadão pleno promove o desenvolvimento da cidadania. Só quem valoriza a si próprio consegue fortalecer a autoestima de crianças e jovens. Só quem é entusiasta das realizações humanas ensina noções de empreendedorismo a seus alunos e ajuda-os a adquirir autonomia.

Todas essas situações sendo bem avaliadas e tendo como princípio a ética; contribui para o crescimento pessoal e profissional, como também do aluno, principal alvo do sucesso escolar. Só há realização profissional, quando for possível alcançar uma aprendizagem satisfatória, sendo diferente, por fazer diferente, a partir de um planejamento bem estruturado, ações metodológicas bem planejadas e uma formação continuada enriquecedora da prática de cada um. Dessa forma, enquanto entusiastas desse processo deve-se acreditar no possível, mas também no impossível.
Portanto, sonhe, idealize e faça acontecer. No ano que se aproxima, pois, apesar dos momentos difíceis vividos durante o ano, verifica-se a ocorrência de importantes vitórias, que é o sucesso dos alunos e o empenho dos profissionais comprometidos com uma educação capaz de provocar transformações significativas tanto no contexto do ensino/aprendizagem, como no aspecto social.

Autores:
- Profª. Marivone Alves Sousa Rolim de Sena, Licenciada em Pedagogia, com habilitação em História e Geografia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú.
- Prof. João Rolim de Sena, Licenciado em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará.

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