João Rolim de Sena[1]
A modernidade está chegando às localidades mais remotas do território brasileiro, graças a uma decisão do governo federal que está disponibilizando um laboratório de informática para escolas urbanas e rurais. O benefício também inclui a liberação de links de internet.
Compreende-se, que tanto o computador quanto a internet são fundamentais, pois se transformam em ferramenta pedagógica. A referida ferramenta chama muito à atenção dos alunos e contribui para a melhoria da aprendizagem, facilitando assim a mediação metodológica do trabalho pedagógico.
Possibilitar o acesso ao computador e a internet, é promover a inclusão digital e social daqueles que ainda se encontram à margem do mundo digital. Essa ação é imprescindível e permite que todas as comunidades e particularmente na zona rural, as pessoas possam exercer sua cidadania, garantindo dignidade àqueles que residem em locais remotos e de difícil acesso em relação aos centros urbanos. Trata-se de lugares onde o índice de pobreza ainda é preocupante, por isso mesmo deve ser considerada necessária e urgente.
Desse modo, a discussão passa pela compreensão de que é necessário trabalhar no sentido de permitir que o estudante faça bom uso dos recursos que a tecnologia da Informação e da Comunicação possibilita. No entanto, a maior contribuição deve está voltada para a melhoria do ensino e da aprendizagem.
Com conexão à internet, os alunos terão acesso a uma grande diversidade de conteúdo (pedagógico, inclusive) que vem sendo disponibilizado diariamente na web.
Por essa razão, essas ferramentas podem facilitar a ocorrência de um ciclo visando gerar novos espaços voltados para a aprendizagem e para a construção de conhecimentos. Sendo assim, Moraes (2010) destaca que:
ao programar computadores, temos um sujeito que, com os seus recursos cognitivos, afetivos, emocionais, estéticos e éticos, dialoga com a máquina usando uma linguagem artificial. Nessa interação ocorre uma sinergia onde ambos se interpenetram, a partir da exploração, da testagem e das transformações das várias formas de organização simbólica.
Portanto, a busca por melhoria para a educação nacional, ganha um novo e importante aliado, a tecnologia: computador e a internet. O benefício é um mecanismo que facilitará a interação entre homem/máquina/conhecimento, promovendo a adequação da sala de aula para as novas gerações. Trata-se da chegada às escolas municipais brasileiras de computadores e em alguns lugares da internet. O laboratório de informática, enquanto instrumento pedagógico visa contribuir para melhorar a qualidade da educação.
Bibliografia
Espaço interno do laboratório da EEF Jorge Massilon Cavalcante em Tauá/CE |
[1] Licenciado em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará.
Coordenador Técnico do Núcleo de Tecnologia Educacional do Município de Tauá/CE (NTM).
Publicação na íntegra autorizada pelo autor.
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