sábado, 8 de janeiro de 2011

INÍCIO DO ANO LETIVO: O QUE FAZER?

Marivone Alves Sousa Rolim de Sena [1]

Deparando-se com o início do ano letivo 2011, faz-se necessário realizar um levantamento das ações e metas a serem atingidas: os projetos, desafios, conquistas e objetivos a serem alcançados, não importando o ano que leciona ou a função que se ocupa na área de educação.

É necessário rever o que deixou de ser feito e iniciar as atividades motivados e confiantes da missão de educar. O educador é um ser que desempenha por excelência ações capaz de conduzir e transformar a educação.

Nessa busca constante de crescimento e construção nasce uma escola inovadora com intuito de desenvolver o crescimento e potencialidades de suas habilidades, percebendo onde estamos e o que queremos atingir. Refletindo também as práticas pedagógicas a serem desenvolvidas, os conceitos trabalhados a construção continuada do saber, visando um melhor desempenho dessas habilidades e vendo o aluno como um ser capaz de aprender mesmo dentro de suas limitações inserindo-o no conhecer, aprender e transformar.

Esses elementos acima citado favorecem na aprendizagem dos alunos, e são fundamentais para se obter junto a prática pedagógica os objetivos desejados e eficaz, pois aprendizagem é ação e não se faz aprendizagem sem conhecer o aluno na sua forma mais particular.

Segundo a Revista Construir Notícias,

Todo aluno tem suas características pessoais, sua história de vida, seu ambiente familiar e social, que devem ser conhecidos, respeitados e compreendidos. Compreender cada aluno, aceitá-lo tal como ele é, com suas qualidades e seus defeitos, ajudá-lo a vencer suas dificuldades, a adaptar-se ao seu grupo, a crescer e amadurecer: tudo isso, feito com firmeza, conhecimento, carinho e paciência, é o papel primordial do professor. Mas o professor não é um psicólogo, não tem preparação técnica para interpretar a personalidade de cada aluno. Além disso, tem diante de si uma classe numerosa, uma programação extensa a ser cumprida durante o ano. Como conciliar essas dificuldades? Como realizar, na prática, esses conceitos básicos tão conhecidos de todos nós? Os contatos constantes com os pais e a observação do aluno durante o ano são os meios mais eficazes para atingir essa meta (http://www.construirnoticias.com.br/asp/materia.asp?id=609).

Acredite que toda criança é capaz de aprender motive-a, acolha-a invista nas diversas formas de aprendizado e descobertas, procurando despertar o interesse de seus alunos. Ziraldo costuma dizer que a criança está em constante aprendizado mesmo quando está brincando. Inicie bem o ano para terminar com sucesso.   

Bibliografia
SILVA, Zeneide. Iniciando o Ano Letivo: vamos conhecer nossos alunos! Revista Construir [on line]. Multimarca Editorias LTDA. Disponível em: <http://www.construirnoticias.com.br/asp/materia.asp?id=609>. Acesso em: 08 de jan. 2011.


[1] Licenciada em Pedagogia, com habilitação em História e Geografia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú.

Nenhum comentário:

Postar um comentário