segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

CONSTRUINDO O MEU CONCEITO DE QUALIDADE NA EDUCAÇÃO

Marivone Alves Sousa Rolim de Sena[1]


A qualidade da educação pode ser definida e compreendida como sendo um conjunto de valores e condições conectadas entre si. Deste modo, podem ser classificados como igual, melhor ou pior; ou outros atributos que venham possibilitar a idéia de aprovar, aceitar ou rejeitar algo com base em um padrão de referência.
Destaque-se que nas ciências sociais e humanas, o conceito de qualidade diz respeito à perfeição de algo diante da necessidade dos estudantes. Sabendo que, qualidade não existe como algo único (perfeição), busca, ela também atribuir a existência de dois elementos básicos (perfeição e expectativa). Demo (2001) apud Davok (2007) entende que qualidade converge com a idéia de bem feito e completo, sobretudo quando o termo se aplica à ação humana: nessa condição, qualidade é o toque humano na quantidade.
Pode-se ainda entender que uma educação com qualidade é aquela que permite as relações dos recursos materiais e humanos no processo de ensino e da aprendizagem, bem como, o domínio eficaz dos conteúdos previstos pelo currículo; como aquele que torna a pessoa capaz de adquirir os conhecimentos da cultura científica ou literária; ou aquela que desenvolve os conhecimentos que serão colocados a serviço do capital; ou, ainda, aquela que leva as pessoas a ganharem criticidade, fortalecendo a capacidade de promover as mudanças necessárias em sua realidade social e cultural.
Discutir a qualidade da educação torna necessário o envolvimento de fatores considerados abrangentes e complexos no contexto educacional que é o envolvimento das questões sociais: as desigualdades, as políticas publicas, as propostas desencontradas que pouco tem contribuído para fortalecer a educação e a qualidade completa. Portanto, seria necessária para a produção dessa qualidade, a articulação de novas propostas focadas nos professores e educadores que contribuem para a formação cotidiana dos estudantes. O envolvimento da família que prima pelo hábito da leitura ou práticas esportivas, além de uma gestão voltada para uma ação coletiva que favoreça a formação de um cidadão pautado nos valores éticos, morais e humanos.
Pode-se perceber que a avaliação da qualidade da Educação Brasileira enfatiza várias condições internas e externas a escola, bem como os atores envolvidos.
Sendo assim, segundo Dourado (2007)

“a discussão sobre Qualidade da Educação implica o mapeamento dos diversos elementos para qualificar, avaliar e precisar a natureza, as propriedades e os atributos desejáveis ao processo educativo, tendo em vista a produção, organização, gestão e disseminação de saberes e conhecimentos fundamentais ao exercício da cidadania e, sobretudo, a melhoria do processo ensino-aprendizagem” (p. 24).

A bem da verdade, apesar de toda a evolução e rupturas da educação brasileira não evoluiu muito no que se refere à questão da qualidade. As avaliações, em todos os níveis, estão priorizadas na aprendizagem dos estudantes, embora existam outros critérios.
Mesmo tendo os Parâmetros Curriculares Nacionais como norma de ação, a educação no Brasil vem atravessando um processo de erros e acertos, que precisam ser revisto e ganhar um novo significado, visando a melhoria qualitativa da educação que vem sendo ofertado ao longo dos anos.
Portanto, a evolução da Educação brasileira precisa na verdade, elaborar um modelo único, que atenda às reais necessidades da população brasileira, cujos benefícios cheguem a todo cidadão, independente de etnia e condição social. Essa educação deve ter as características da formação de um cidadão participativo, critico e autônomo.

BIBLIOGRAFIA

DAVOK, Delsi Fries. Qualidade em educação. Campinas; Sorocaba, SP, v. 12, n. 3, p. 505-513, set. 2007.
DOURADO, Luiz Fernandes; OLIVEIRA. João Ferreira de; SANTOS, Catarina de Almeida. A qualidade da educação: conceitos e definições. Brasília: MEC/INEP, 2007.


[1] Licenciada em Pedagogia, com habilitação em História e Geografia, pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA).
Cursando Especialização em Gestão Escolar pela Universidade Federal do Ceará (UFC).

Nenhum comentário:

Postar um comentário