quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Curso de especialização em Gestão Escolar

A partir do Pólo de Quiterianópolis, a UFC está promovendo um Curso de Especialização em Gestão Escolar, do qual estão participando dirigentes escolares dos Municípios da Região dos Inhamuns - Tauá, Quiterianópolis e Parambu.

O Curso de Especialização em Gestão Escolar, no âmbito do Programa Nacional Escola de Gestores da Educação Básica, está sob a responsabilidade de Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) que integram os estados federados do país. Trata-se de curso de pós-graduação lato sensu, com carga horária de 400 horas, voltado para a formação continuada e pós-graduada de dirigentes da educação básica, sobretudo gestores das escolas públicas.
Tal curso insere-se num conjunto de políticas que vêm sendo implementadas pelo setor público, nas esferas federal, estadual e municipal, e que expressam o esforço de governos e da sociedade em garantir o direito da população brasileira à educação escolar com qualidade social.
O Programa tem por objetivo básico contribuir para a formação efetiva de gestores educacionais da escola pública, dispondo de elementos teórico-práticos que viabilizem uma educação escolar básica com qualidade social.
Desse modo, este curso de especialização para gestores, realizado por meio da EAD e integrado a um conjunto de ações formativas presenciais, pretende democratizar ainda mais o acesso a novos espaços e ações, com vista ao fortalecimento da escola pública como direito social básico, uma vez que essa modalidade de educação possibilita, dentre outras facilidades:
• uma maior flexibilidade na organização e no desenvolvimento dos estudos;
• o fortalecimento da autonomia intelectual;
• o acesso às novas tecnologias da informação e da comunicação;
• a interiorização, garantindo o acesso daqueles que atuam em escolas distantes dos grandes centros urbanos;
• a redução dos custos de formação a médio e longo prazos;
• a criação de infra-estrutura adequada nas universidades públicas e
• a formação de educadores e técnicos, para atuarem em EAD.
Fonte: Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle, UFC, Curso de Especialização em Gestão Escolar.

Link para acesso ao Ambiente Virtual de Aprendizagem da UFC: http://www.virtual.ufc.br/gpege

Nenhum comentário:

Postar um comentário