terça-feira, 1 de novembro de 2011

DICAS PARA PROCEDER COM ALUNOS DESMOTIVADOS

Buscando amenizar um pouco nossos anseios diante de problemas no ambiente escolar que são praticamente impossíveis de não ocorrer, sendo a desmotivação dos alunos, o desinteresse fatores preocupantes, que ocorrem com os profissionais de todas as áreas da educação e em diferentes níveis de ensino.
Considerado como um problema de difícil resolução, é fundamental que o professor compreenda o que vem a ser a motivação e como ela se constrói.
Geralmente, a falta de motivação é originada das características próprias do aluno e do ambiente escolar em que o estudante está inserido, fazendo com que o aluno passe a ter medo do próprio fracasso escolar e de como lidar com ele.
Ressalta-se que os pais, os colegas e o grupo social no qual este jovem se relaciona, também contribuem para a sua desmotivação. Dessa forma, cabe a família o papel de gerar um clima de motivação para os filhos.
Alguns alunos apresentam dificuldade em interagir com determinado tipo de atividade, outros apresentam resistência total no sentido de adquirir conhecimentos, o que termina levando esses alunos ao isolamento em relação aos colegas, evitando participar das atividades que são propostas na sala de aula ou na escola, além de não apresentar interesse em realizar ações referente à aprendizagem.
Muitas vezes o professor não consegue realizar sua aula como planejado, por conta de alguns fatores que prejudicam o bom desempenho em sala.
O professor deve ficar atento ao comportamento de seus alunos, visto que podem partir daqueles jovens mais agitados, tanto qunto dos jovens desligados e inquietos.
Sendo assim, no sentido de ajudar o aluno desmotivado, o professor deve se preocupar com o ambiente escolar, em especial a sala de aula, o desenvolvimento das atividades, a organização e principalmente a relação professor/aluno e o processo avaliativo.
Dessa forma, objetivando contribuir com os professores que muitas vezes no exercício da profissão, mostram interesse em ajudar o aluno que apresenta tais características, decidiu-se propor algumas sugestões baseadas em estudiosos da área visando auxiliar o educador na sua prática, para que este possa motivar seus alunos, independente da disciplina ou série em que se encontra:
ü  Comece a fazer das suas aulas algo motivador, usando estratégias diversas, para incentivar seus alunos.
ü  Aplique o conteúdo com entusiasmo, evitando aulas “mecânicas”; e "rotineiras".
ü  Faça com que o aluno compreenda o que está sendo ensinado, ao invés de apenas memorizar; sempre verificando com ele está reagindo ao processo.
ü  Busque sempre relacionar os conteúdos com fatos da atualidade; através de fatos reais de interesse dele e que desperte a vontade de aprender.
ü  Incentive o aluno a pesquisar sobre aquele assunto trabalhado na aula, e faça investigações da pesquisa. Sempre motivando com sugestões de sites revistas e outras fontes.
ü  Elabore atividades que possa detectar a evolução do aluno; com aspectos diferentes e nem longas demais isso cansa o aluno e gera indisciplina.
ü  Estabeleça um ritmo de aula de forma que todos possam acompanhar o raciocínio que exige o conteúdo;
ü  Quando o aluno apresentar dificuldades apresente a ele pistas proporcionando oportunidades para superar as dificuldades, fazendo com que o aluno exerça seu próprio raciocínio;
ü  Ao iniciar a aula estabeleça metas e objetivos dessa, porém, baseados no ritmo da turma, combinando regras para que não seja desviado o objetivo da aula; use acordos diante das situações de indisciplina.
ü  Incentive no momento de bom desempenho em sala com elogios.
ü  Procure organizar o ambiente da sala de forma proporcione ao aluno prazer em se encontrar ali.
ü  No momento da avaliação, o ideal é que o professor evite comparações, ameaças, ou seja, condutas negativas que possam vir a refletir maleficamente na auto-estima dos alunos.
Compreende-se que o professor sendo mediador do conhecimento é responsável por realizar essa função da melhor maneira possível, buscando sempre se manter atualizado, buscando inserir no seu contexto pedagógico, estratégias que venham de encontro com aquilo que mais almejamos que é o sucesso do aluno e nossa realização enquanto  educador.

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